As calças não fecham mais e anda difícil usar blusinhas mais justas ou curtinhas? AGORDURA ACUMULADA NA REGIÃO ABDOMINAL infelizmente é um mal que acomete várias mulheres. Mas até para ela existe solução! Juliana Bicca, endocrinologista e nutróloga, dá asDICAS DE ALIMENTAÇÃO ideais para perder o volume nessa área. Fique de olho!
POR QUE ELA EXISTE?
De acordo com a médica, a GORDURA QUE SE ACUMULA NA BARRIGA É DIFERENTE da que preenche o resto do corpo. “Sua principal característica é responder muito a ALTERAÇÕES HORMONAIS, sendo influenciada por hormônios como o cortisol, a testosterona, o estrogênio e principalmente o excesso de insulina”, explica.
Isso quer dizer que situações de ESTRESSE, SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO, DIABETES E ATÉ O PERÍODO DA MENOPAUSA, para as mulheres, ou da andropausa, para os homens, favorecem um maior acúmulo de gordura na barriga.
É também por isso que se livrar da famosa “pança” é tão desafiador. “SÓ DIETA E EXERCÍCIO MUITAS VEZES NÃO RESOLVE. Para se livrar da gordura abdominal, a pessoa pode ter que investir em uma alimentação com índice glicêmico mais baixo e controlar hormônios com medicamentos”, diz Luciana.
A IDADE DA MULHER é outro fator que influencia nessa equação. Inclusive, ao longo dos anos, é comum que o corpo feminino deixe de ter um formato de pera – quando a gordura se acumula mais nos quadris e coxas – para assumir uma silhueta que lembra a de uma maçã.
É algo que esteticamente desagrada muitas mulheres, mas a endocrinologista lembra que a preocupação, neste caso, vai muito ALÉM DA APARÊNCIA: “O aumento de gordura abdominal está relacionado com o RISCO DE CÂNCER, HIPERTENSÃO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES“.
ALIMENTAÇÃO COMO ALIADA
De acordo com a especialista, para se livrar dos quilinhos a mais nessa parte do corpo, normalmente se recomenda uma dieta de BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO. “Mantemos a ingestão de carboidratos, mas mudamos o seu tipo, indicando as versões integrais, frutas e proteínas em geral”, explica.
Outro tipo de dieta que ajuda é a CETOGÊNICA. A médica esclarece: “Ela REDUZ O CARBOIDRATO A UM CONSUMO MÍNIMO, favorecendo o uso de mais proteínas ou de proteínas e gorduras, dependendo do caso”.
Além disso, ela ressalta ser fundamental CORTAR A INGESTÃO DE ÁLCOOL e investir em umSONO DE BOA QUALIDADE, de pelo menos oito horas por dia. E acrescenta: “É preciso procurar uma VIDA MAIS SAUDÁVEL, com a prática de exercícios físicos. Eles não atuam tanto nessa gordura abdominal, mais na gordura periférica. No entanto, são importantes para a PERDA DE PESO GERAL, para ACELERAR O METABOLISMO e ainda têm AÇÃO VASODILATADORA, que auxilia no transporte dos hormônios”.
Por fim, Luciana diz que este período de FRIO É IDEAL PARA INVESTIR NA PERDA DE PESO. “Ao mesmo tempo em que no frio buscamos mais calorias, é uma época que favorece muito a perda de gordura. Estudos mostram, aliás, que se exercitar a menos de 17oC ajuda bastante nessa queima”, conta. Tudo, é claro, com responsabilidade e acompanhamento médico. “Do contrário, A PESSOA PODE ACABAR DOENTE e de cama”, diz.
0 comentários:
Postar um comentário