Ficar descalço é um ótimo exercício e ainda melhora o movimento da corrida

Talvez você nunca tenha imaginado, mas o simples ato de tirar o tênis e fazer uma atividade estando descalço é um ótimo exercício. É simples mesmo, mas muito efetivo. Ficar descalço melhora o movimento o movimento da corrida e a coordenação motora, fortalece os músculos dos pés e pode ajudar na prevenção e tratamento de lesões relacionadas a corrida.
Correndo descalço euatleta (Foto: Getty Images)Ficar descalço é um ótimo exercício para você melhorar o movimento da corrida, diz fisioterapeuta (Foto: Getty Images)


O pé é praticamente um órgão sensorial. Ele tem uma grande quantidade de sensores em sua sola que enviam informações sobre o ambiente e o corpo para o cérebro. Como é o terreno, se é duro ou macio, se há irregularidades, como o peso do corpo está distribuído entre cada lado, a postura em cada instante e muitas outras informações. O sistema nervoso utiliza tudo isso para gerar e controlar os movimentos. 
Quanto mais informação melhor será o movimento e a coordenação motora. Então, ficar descalço por si só já é um ótimo exercício para melhorar o gesto do corpo na corrida. Além de sentir, os pés têm a função de sustentar. Eles são a base de suporte para todo o nosso corpo e para exercerem sua função precisam ser firmes e ao mesmo tempo flexíveis para se adaptarem às irregularidades dos terrenos que pisamos. Essas tarefas são possíveis graças aos muitos músculos alojados no pé. 
Alguns exemplos são: ficar descalço em casa, fazer um passeio descalço na grama do parque ou na praia, realizar os educativos de corrida sem o tênis, correr por três minutos descalço antes do treino e qualquer outra atividade que faça parte do seu dia-a-dia onde não haja perigo de cortes ou queimaduras no pé.
Pode ser uma surpresa para você, mas nós temos muitos músculos no pé, que são importantes para a corrida e para a saúde do corpo como um todo. Andar, correr ou fazer qualquer atividade descalço é como um treino de musculação para esses músculos.
Ter uma boa musculatura no pé é uma forma de tratar e prevenir lesões na corrida, como a fasceíte plantar e a canelite. Você já tinha imaginado que ficando descalço você está se cuidando? Treinar o pé ficando descalço pode ser feito com atitudes bem simples.  

Correr por longas distâncias descalço não é tão simples e exige preparação cuidadosa. Porém o objetivo não é exagerar mesmo, e sim tirar o sapato de vez em quando e aproveitar desse exercício tão simples e benéfico.
Share on Google Plus

About Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário