A banana é uma fruta muito deliciosa que deveria ser incluída, de forma mais frequente, em nossa dieta, não apenas pelo seu agradável sabor, mas também porque está comprovado que contém nutrientes muito importantes que ajudam a melhorar a saúde do organismo. Há algum tempo atrás, falamos que o consumo debanana diminui a depressão, melhora o funcionamento do cérebro, combate a hipertensão e, em geral, pode prevenir diversas doenças. Entretanto, graças a uma pesquisa recente podemos conhecer outros benefícios das bananas, especificamente, das que estão bem maduras.
As bananas contêm o Fator de Necrose Tumoral
As bananas contêm o Fator de Necrose Tumoral
Na medida em que as bananas vão amadurecendo, vão desenvolvendo uma série de manchas escuras de cor marrom e preta que invadem quase toda a casca. Alguns preferem evitar as bananas neste estado, já que são mais doces e sua textura pode parecer não tão agradável. O que poucos sabem é que quanto mais manchas escuras tenha a banana, mais benefícios ela trará ao organismo e, em especial, ao sistema imunológico.
Em uma pesquisa japonesa recente, descobriu-se que as bananas maduras contém uma citosina chamada Fator de Necrose Tumoral (FNT), que é liberada por algumas células do sistema imunológico, e que tem efeito sobre outras células do corpo. Esta é a que fornece as propriedades que nos ajudam a combater o câncer. Seu efeito é tão poderoso que pode ajudar lutar contra as células tumorais anormais que estão presentes no nosso corpo.
A função da citosina é comparada com a do lentinano, que é um imunoestimulante químico que se aplica por via intravenosa e atua como um agente anticancerígeno.
O efeito aumenta com sua madurez, ou seja, quanto mais madura seja a fruta, maior será seu efeito anticancerígeno.
Mais madurez, maior quantidade de nutrientes
À medida que as frutas amadurecem, vão acontecendo mudanças em relação ao seu valor nutricional, aumentando ou diminuindo duas propriedades. No caso das bananas, comprovou-se que quanto mais madura elas forem maior o nível de antioxidantes que se concentram. Além disso, quando ela já tiver muitas manchas escuras, o conteúdo de amido muda para açúcares simples, que são mais fáceis para digerir.
Em um estudo feito por cientistas japoneses, foram realizadas provas associadas com o consumo de diferentes frutas maduras: a banana, a uva, a maçã, o abacaxi, a melancia e o caqui. Ao final da investigação, concluiu-se que a banana madura é mais benéfica que as outras frutas, já que tem a capacidade de aumentar o número de células brancas no sangue e reforçar o sistema imunológico.
Para aproveitar este importante benefício da banana, recomenda-se comer uma ou duas ao dia.
Aumenta as defesas e nos afasta das doenças
Os cientistas consideram que quanto mais madura a banana for, maior concentração de Fator de Necrose Tumoral terá. Acredita-se que o número de defesas e de células brancas pode aumentar em até 8 vezes, em comparação com as bananas que são verdes ou que estão frescas.
Que outros benefícios trazem as bananas maduras?
Que outros benefícios trazem as bananas maduras?
O fato de terem compostos anticancerígenos deveria ser uma razão mais que suficiente para incluí-las com mais frequência em sua dieta. Não obstante, para que não fique com dúvidas, apresentamos outros importantes benefícios que são conseguidos ao comer bananas maduras.
Boa saúde digestiva
Uma banana média contém até 3 gramas de fibra, que contribui para o bom funcionamento intestinal e facilita a circulação dos alimentos no trato digestivo. Supõe-se que é uma fonte natural de eletrólitos, que, de um modo geral, são perdidos quando sofremos com diarreias. Também contém compostos prebióticos, como os frutooligossacarídeos, que ajudam a conservar as bactérias boas presentes no organismo.
Melhora a saúde cardiovascular
Por serem ricas em potássio, as bananas maduras diminuem as concentrações de sódio, que podem causar retenção de líquidos e afetar a saúde do coração. Em uma análise de 11 estudos publicados na revista “Journal of the American College of Cardiology”, determinou-se que as pessoas que introduzem alimentos ricos em potássio à dieta, poderiam reduzir os riscos de padecerem de acidentes cerebrovasculares e doenças coronárias.
Saúde dos ossos
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Informação de Micronutrientes do Instituto Linus Pauling de Óregon (Estados Unidos) revelou que uma dieta rica em potássio diminui o risco de uma pessoa sofrer com osteoporose. As bananas maduras são fontes de potássio e, como se fosse pouco, os frutooligossacarídeos contribuem no aumento da absorção de cálcio, o que poderia, ao mesmo tempo, fortalecer os ossos
ESPALHE:
Banana é um alimento milagroso, pois a população das milhares de ilhas do oceano Pacífico, além de comer banana come também sua raiz assada. Assim foi durante séculos, até que aconteceu a segunda guerra mundial e muitos povos deste imenso oceano perdera suas origens e passaram a ter uma alimentação mista. O côco era outro alimento bastante utilizado. Por sinal, manga, umbú, jaca, melancia, abacate e ou as frutas e verduras, só são acessíveis em condições normais durante alguns poucos meses do ano, com a irrigação mudou muito e para pior a situação dos hábitos alimentares de muita gente.
COMO EXEMPLO, NAURU.
Nauru é o menor país insular do mundo, cobrindo somente 21km², a menor república independente e o único país do mundo que não tem oficialmente umacapitalYaren é a maior cidade e onde se encontra a administração do país.
Nauru é umailharica em rochafosfática, e sua atividade econômica primária desde1907foi a exportação de fosfato da ilha. Com o esgotamento das reservas de fosfato, seu ambiente severamente degradado pelamineração, e a confiança estabelecida para administrar a riqueza da ilha significativamente reduzida em valor, o governo de Nauru ordenou medidas excepcionais para obter o rendimento. Na década de 1990, Nauru resumidamente tornou-se um paraíso fiscal e centro delavagem de dinheiro. Desde2001, aceitou o apoio do governo australiano, em troca do qual a ilha acolhe umcentro de detençãode pessoas que procuramasilonaAustrália, que é parte da sua "Solução Pacífica".
POIS BEM, ESTA ILHA TEVE SEUS MINERAIS EXTRAÍDOS E O POVO COMEÇOU A COMER CARNE E OUTROS PRODUTOS COMPRADOS NA AUSTRÁLIA. QUANDO ESTE POVO COMIA APENAS BANANA, COCO E OUTROS PRODUTOS NATURAIS NÃO CONHECIAM DIABETES, HIPERTENSÃO E OUTRAS DOENÇAS E ENFERMIDADES SOCIOPÁTICAS. HOJE, OS NAURENSES VIVEM DOENTES E A POPULAÇÃO ADULTA É QUASE TODA DIABÉTICA E HIPERTENSA.
Um exemplo são os índios Pima, um dos primeiros grupos humanos a habitar a América do Norte. Vítima de frequentes episódios de falta de alimentos tanto no passado quanto mais recentemente, metade dos adultos Pima desenvolve diabetes tipo 2 em meio à fartura de comida. O mesmo ocorreu com os habitantes da ilha Nauru, na Micronésia, que até a Segunda Guerra Mundial eram muito pobres e sofriam com a falta de alimentos. Depois de descobrir que um recurso natural da ilha – o guano, excremento de aves marinhas, usado como fertilizante na agricultura – poderia ser exportado, os naurus enriqueceram e passaram a comprar comida industrializada. Em poucas gerações, metade deles tornou-se portador de diabetes. “Quando se analisam populações que não sofreram com escassez de alimento, a taxa de diabetes é de 2,8% entre os adultos”, afirmou Templeton.
0 comentários:
Postar um comentário